top of page

GLUTÉN NO CERÉBRO?

 

Recentemente encontrei um artigo que fala das exorfinas derivadas a partir de proteínas de alimentos e achei interessante compartilhar com vocês.
 

O artigo é de 1978, antigo não?!

É que antes de ler este artigo, eu não fazia ideia que o produto da degradação do glutén  no estômago originaria peptídeos do tipo morfina, as chamadas exorfinas. Nesse estudo ele apresenta mecanismos bioquímicos plausíveis que demonstram que os peptídeos originados da conversão do glutén apresentam potencial ação sobre o sistema nervoso central.

 

E mais recente, no livro "Alimente bem suas emoções" da famosa nutricionista Dra. Gisela Savioli li a respeito de frações não digeridas do glutén que podem se transformar em substâncias semelhantes à morfina que poderiam ocupar receptores cerebrais e  com isso gerar excitação e euforia, para depois experimentar um episódio de letargia e depressão. Ela explica a relação de dependência que algumas pessoas estabelecem com esse tipo de produto em busca dessa euforia inicial.

Minha impressão, ao ler sobre esses assuntos é que muitas vezes me via presa em certos alimentos, numa espécie de compulsão alimentar. Vale muito a pena ler o livro da Dra. Gisela Savioli. É muito interessante. Ao lê-lo nós passamos a entender bem mais a relação entre emoção e aquilo que comemos.

 

Tem outro livro que acho muito interessante (principalmente aos portadores de doença celíaca). O livro chama-se A Dieta da Mente do Dr. David Perlmutter. Nele o Doutor expõe relatos de pacientes com problemas motores e/ou que viveram uma grande parte da vida com enxaquecas, e que após seguirem sua sugestão, de retirarem o glutén da dieta, foi possível tratar ou até mesmo curar. Fica mais interessante se vocês comprarem o livro e lerem os relatos um a um. O Dr. David Perlmutter lamenta que muitos médicos não busquem informações dos relatos mais recentes e acredita que o glutén seja um veneno moderno, e que as pesquisas estão levando médicos a reavaliarem a situação geral com relação a transtornos e doenças do cerébro. Muitos artigos médicos tem correlacionado transtornos motores e a sensibilidade ao glutén, e que alguns médicos vem tratando com um programa sem glutén, cujo os transtornos motores desapareceram completamente. Uma leitura que vale a pena, principamente para você que sofre com esses sintomas.

 

 

Consulta em 20/11/15:

http://www.jbc.org/content/254/7/2446.full.pdf+html

 

Livro: Alimente bem suas emoções de Dra. Gisela Savioli e A Dieta da Mente do Dr. David Perlmutter.

 

 

 

bottom of page