top of page

DOENÇA CELÍACA

ilustração sintomas doença celíaca

Encontrei uma explicação simplificada e muito bem explicada sobre a doença celíaca no site da National Foundation for Celiac Awareness (NFCA) e quero compartilhar com vocês. Consulta pelo link: http://www.celiaccentral.org

 

A doença celíaca é uma doença auto-imune grave genética que danifica as vilosidades do intestino delgado e interfere com a absorção de nutrientes dos alimentos. Cada vez que uma pessoa com doença celíaca consome glutén o corpo ataca o próprio corpo.

 

A doença celíaca é desencadeada por consumo de uma proteína chamada glúten. Quando as pessoas com doença celíaca comem alimentos que contenham glúten, seu sistema imunológico responde danificando as vilosidades do intestino delgado. Quando as vilosidades ficam danificadas, o corpo torna-se incapaz de absorver os nutrientes para a corrente sanguínea, o que pode levar à desnutrição.

Se não tratada, pessoas com doença celíaca podem desenvolver complicações, como outras doenças autoimunes, osteoporose, doenças da tireóide e câncer.

 

Consulta em 24/11/15:

http://www.celiaccentral.org/Celiac-Disease/21/

 

Sintomas:

 

Existem mais de 300 sintomas de doença celíaca, e os sintomas podem variar entre diferentes pessoas.

Uma pessoa pode ter diarréia e dor abdominal, enquanto outra pessoa tem irritabilidade ou depressão. Alguns pacientes desenvolvem sintomas celíacos cedo na vida, enquanto outros se sentem muito saudável na vida idade adulta. Algumas pessoas com doença celíaca não têm sinais ou sintomas.

Estas diferenças podem fazer o diagnóstico extremamente difícil, resultando em 83% das pessoas com doença celíaca não diagnosticada ou diagnosticada erroneamente com outras condições.

 

Se não tratada, pessoas com doença celíaca podem desenvolver complicações, como outras doenças autoimunes, osteoporose, doenças da tireóide e câncer.

Alguns dos sintomas mais comuns da doença celíaca incluem: Inchaço ou gás; Diarréia; Constipação; Fadiga; erupção cutânea; Formigamento/dormência; Dor nas articulações; Baixo ganho de peso e crescimento; Ossos finos; Infertilidade;

Dores de cabeça; Depressão; Irritabilidade; Dentes descoloridos.

Anemia, retardo de crescimento e perda de peso são sinais de desnutrição. A desnutrição é um problema sério para qualquer um, mas especialmente para as crianças porque eles precisam de uma nutrição adequada para se desenvolver adequadamente. Falhas de crescimento durante a infância desenvolvimento é um indicador comum de celíaca.

 

Consulta em 24/11/15:

http://www.celiaccentral.org/Celiac-Disease/Celiac-Symptoms/32/

 

Exames:

 

Segundo William Davis, autor do famoso livro "Barriga de trigo", existem três grupos de exames de sangue para identificação de anticorpos para o diagnóstico de doença celíaca ou para identificar uma resposta inflamatória acionada pelo glutén. São eles: Anticorpos antigliadina (IgA de vida curta ou IgG antigliadina de vida mais longa, menos sensível); Anticorpo antitransglutaminase (com a lesão da parede do intestino causada pelo glutén revela proteínas, tal como a transglutaminase, que promove a formação de anticorpos, mais sensível); e Anticorpo antiendomísio (a pesquisa desse anticorpo leva a identificação de outra proteína do tecido intestinal exposta que provoca a produção de anticorpos, mais sensível). Esses exames são válidos apenas nas pessoas que ainda estão consumindo glutén na alimentação. A Biópsia do intestino delgado é o padrão de comparação para a avaliação dos outros exames, onde a maioria dos gastroenterologistas utilizam para confirmação do diagnóstico de Doença celíaca. O autor também cita outros dois exames, que são menos comuns.

 

Importante procurar um especialista médico. Gastroenterologista é o mais indicado.

 

bottom of page