top of page

GLUTÉN

 

O glutén é a principal proteína presente no Trigo, Centeio, Cevada, Aveia, e no Malte (sub-produto da cevada), bebidas industrializadas, medicamentos, cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. As "partes do glúten", que prejudicam o intestino do celíaco e recebem nomes diferentes para cada cereal. No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte é um produto da fermentação da cevada e por isso apresenta também uma fração de glúten. Também não devem ser consumidos pelos Celíacos os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte. O glutén presente nos alimentos não desaparecem quando assados ou cozidos, por isso é importante a dieta isenta de glutén. As vilosidades do intestino delgado são agredidas e danificados pela exposição ao glutén e prejudica a absorção dos alimentos.

 

Consulta em 24/11/15:

http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php

 

Sinônimos:

Trigo - Gliadina, Cevada — Hordeina, Aveia — Avenina, Centeio - Secalina, glúten triticeae, entre outros nomes.

 

Referências:

Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), Associação dos Celíacos do Brasil (www.acelbra.org.br), Celiac Society (www.celiacsociety.com), Celiac Disease Foundation (www.celiac.org), Celiac Sprue Association (www.csaceliacs.org), National Foundation for Celiac Awareness (www.celiaccentral.org), ente outros.

 

Legislação:

LEI No 10.674, DE 16 DE MAIO DE 2003.

Obriga a que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.

 

 

 

 

bottom of page